A leitora Isabel Cordeiro fotografou esta ave a 10 de Dezembro no caminho entre o castelo de Álcacer a Álcacer do Sal e quis saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias responde.
“Encontrei esta ave pousada num poste de madeira no caminho que liga o castelo de Álcacer a Álcacer do Sal. Deixou-se fotografar, apesar da minha proximidade. Este encontro teve lugar a 10 de Dezembro 2024. Podem ajudar a identificar este simpático passaroco?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma pega-rabuda (Pica pica).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“A plumagem preta e branca e a longa cauda fazem da pega-rabuda uma das aves mais fáceis de identificar”, segundo o portal Aves de Portugal. Ainda assim, esta ave em concreto falta-lhe a cauda e, por isso, tem um aspecto mais “estranho”.
“Quando a ave é vista de perto e em boas condições de luz, são visíveis alguns reflexos azuis, verdes e avermelhados. O “tchak-tchak-tchak” característico também denuncia a sua presença.”
A pega-rabuda distribui-se pela maior parte do território nacional, embora seja muito escassa no sul.
É uma ave residente que não efectua movimentos muito amplos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.