O leitor Carlos Pereira fotografou este insecto a 7 de Junho em Candemil, Amarante, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Por favor peço ajuda na identificação. As fotos foram obtidas nas margens do rio Marão, em Candemil, Amarante”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma esperança (Tettigonia viridissima).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É uma ninfa de Tettigonia viridissima, bem gira!”, respondeu Eva Monteiro.
Nos adultos, as fêmeas são maiores do que os machos. As fêmeas podem chegar até aos 42 milímetros e os machos até 36 milímetros.
Estes são insectos quase todos verdes, à excepção de uma faixa acastanhada no topo do dorso, e têm antenas finas e muito compridas (ao passo que os gafanhotos têm antenas curtas).
As esperanças são carnívoras – alimentam-se de moscas, lagartas e larvas – e vivem em árvores e arbustos, estando activas tanto de dia como de noite.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.