O leitor Pedro Tavares fotografou este insecto a 5 de Outubro junto ao rio Paivô, entre Bouceguedim e a freguesia Jenarde, distrito de Aveiro, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Francisco Barros responde.
Trata-se de um grilo-de-sela-gordo-da-cruz (Lluciapomaresius asturiensis).
Espécie identificada e texto por: Francisco Barros, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se de um grilo-de-sela Llucapomaresius asturiensis.
As espécies do género Lluciapomaresius são conhecidas como gordos-da-cruz, pela marca negra em forma de crucifixo que têm no pronoto. O pronoto é a face dorsal do primeiro segmento dos insectos.
“Os grilos-de-sela distinguem-se por terem grandes dimensões, pelo pronoto (zona atrás da cabeça) muito desenvolvido que lembra uma sela de montar e pelas tégminas (nome dado às anteriores endurecidas dos ortópteros) muito reduzidas e de forma arredondada”, tinha já explicado a especialista Eva Monteiro, do Tagis, numa identificação anterior.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.