A leitora Ana Veríssimo fotografou esta planta na Serra da Arrábida (Setúbal) a 23 de Novembro e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
“Que bagas serão estas que encontrei na Serra da Arrábida (Setúbal)?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma murta (Myrtus communis).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Embora a fotografia esteja um pouco turva, tudo indica que se trate de uma murta (Myrtus communis), cujos frutos são conhecidos como mastruços ou murtinhos.
A murta é uma espécie nativa de Portugal, com uma ampla distribuição em todo o território continental.
Pertencente à família Myrtaceae, a murta possui folhas lustrosas que, quando aromáticas pisadas, libertam um aroma semelhante ao da flor da laranjeira.
Possui uma época de floração alargada, entre abril e agosto. As flores são geralmente brancas e perfumadas.
Os frutos são umas bagas, carnudas, azul-escuras, por vezes cobertas por um pó esbranquiçado, também elas bastante aromáticas. Começam a amadurecer no final do verão e mantêm-se na planta durante muito tempo.
As bagas são comestíveis e apresentam um sabor amargo e resinoso.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.