O leitor Jorge Oliveira observou este insecto a 25 de Janeiro no Parque Urbano do Jamor, Oeiras, e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Fotografei-a no dia 25 de Janeiro passado, no Parque Urbano do Jamor, e gostaria de saber a que espécie pertence. Será que me podem ajudar?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma mosca-zangão-similar (Eristalis similis).
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma mosca da espécie Eristalis similis (família Syrphidae).
Os adultos desta espécie, como acontece com outras espécies do género Eristalis, assemelham-se bastante à abelha-do-mel (Apis mellifera) como forma de se protegerem dos predadores.
Para se alimentar, visitam uma grande variedade de flores tais como hortelãs (Mentha spp.), pilriteiro (Crataegus monogyna) ou salgueiros (Salix spp.), contribuindo assim para a polinização destas plantas.
As larvas desenvolvem-se em ambientes aquáticos ricos em matéria orgânica em decomposição. Exibem um longo sifão respiratório telescópico que lhes permite respirar sem ter de vir à superfície, podendo desta forma alimentar-se com menos interrupções e ao mesmo tempo manterem-se protegidas dos predadores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.