A leitora Rafaella Magalhães fotografou esta abelha a 1 de Setembro de 2021 em São Teotónio, Odemira, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“A nossa viagem a São Teotónio, Costa Vicentina, em Setembro (de 2021) foi mesmo proveitosa. Cada dia era um animal novo que víamos. Aranhas, borboletas, grillos, sapos. E estas lindas abelhas. Quais são?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma abelha mineira-de-quatro-bandas (Amegilla quadrifasciata).
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma fêmea de Amegilla quadrifasciata.
As abelhas mineiras-de-quatro-bandas normalmente “são tipicamente de Verão, voando mesmo no Outono”, explicou Albano Soares.
Podem chegar aos 12 milímetros de comprimento e os machos são semelhantes às fêmeas.
Os seus probóscitos longos permitem-lhes chegar ao néctar de uma boa variedade de flores e as suas patas peludas traseiras facilitam a colheita e o transporte do pólen.
São abelhas solitárias.
As fêmeas põem os seus ovos em ninhos que escavam elas próprias no solo. Os adultos emergem em Março.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.