Inês Sequeira encontrou duas lagartixas em Lisboa, a 18 de Março, e ficou curiosa quanto à espécie e sobre o que estariam a fazer. Guilherme Caeiro Dias esclarece.
Trata-se de duas lagartixas-verdes, que têm o nome científico Podarcis virescens.
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
O nome pode ser um pouco enganador porque, como vemos na foto, nem todos os indivíduos desta espécie são verdes.
Apesar desta “pose” entre um macho e uma fémea não ser normal para um comportamento de acasalamento, estes dois individuos são de facto um macho (o maior) e uma fêmea (a mais pequena) e estamos no início da época de reprodução, o que coincide mais ou menos com a primavera e verão.
É possível que o acasalamento venha a acontecer, mas ainda não ocorreu, pois aquando do acasalamento o macho agarra a zona pélvica da fêmea com a boca e deixa nas escamas uma ou mais marcas de mordedura (na zona pélvica mesmo antes das patas posteriores), que são facilmente reconhecidas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.