A leitora Maria Paiva fotografou este louva-a-deus em Mafra a 23 de Abril e pediu ajuda na identificação da espécie. Eva Monteiro responde.
“Andava a passear nas roseiras e parra. Parece-me uma espécie de louva-a-deus. Será?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um macho de louva-a-deus-do-corno (Empusa pennata).
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O nome comum, louva-a-deus-do-corno, deve-se à espécie de corno cónico que esta espécie tem entre as antenas.
Este louva-a-deus pode ser encontrado um pouco por todo o Portugal Continental e também por exemplo em Espanha, sul de França, Itália e no Norte de África.
Quando ainda está na fase de ninfa, este insecto apresenta tons verdes e por isso confunde-se facilmente com a vegetação, enquanto que os adultos são acastanhados e fazem lembrar galhos secos, mantendo assim a capacidade de passarem muito despercebidos para quem ande menos atento.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.