A leitora Fátima Loureiro fotografou esta planta a 20 de Abril no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de um lírio-lança-gigante (Doryanthes palmeri).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta das fotografias é uma Doryanthes palmeri, cujo nome comum em inglês é “giant spear lily” (Lírio lança gigante).
É uma espécie nativa da Austrália, da família Doryanthaceae.
A Doryanthes palmeri é uma planta de crescimento lento e bastante tolerante à seca. É formada por uma densa roseta de folhas simples e grandes, que pode atingir os quatro metros de largura. As folhas são compridas, até 3 metros de altura, são lineares ou em forma de lança e verde-brilhantes.
As flores surgem numa haste floral que pode atingir até 5 metros de altura, mas que tende a tombar com o peso das flores (como acontece com a planta da fotografia). As flores individuais são vermelhas ou laranja-avermelhadas e têm até 10 centímetros de diâmetro.
O fruto é uma cápsula com cerca de 9 centímetros de comprimento, com numerosas sementes aladas no interior, com cerca de 2 centímetros de comprimento.
Cada roseta floresce uma única vez na vida, mas após a floração, a planta é capaz de produzir mais rosetas. A Doryanthes palmeri floresce na primavera e pode levar mais de 10 anos para florescer.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.