O leitor Ernesto Pavão fotografou esta árvore a 20 de Setembro no Cachão, Mirandela, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Mais uma vez recorro ao vosso conhecimento, desta vez para pedir, caso seja possível, a identificação da planta em anexo e que tem uns frutos do tamanho aproximado de uma bola de golfe. A mesma encontra-se num terreno na localidade do Cachão, concelho de Mirandela”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se do limão-amargo (Citrus trifoliata).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta da fotografia é uma espécie do género Citrus, “parente” do limoeiro e da laranjeira. Trata-se, muito provavelmente, de Citrus trifoliata, espécie vulgarmente conhecida como limão-amargo.
Esta espécie é nativa da China e pode atingir entre 6 a 7 metros de altura.
É uma pequena árvore perene, de folha caduca, cujas folhas são coriáceas, trifoliadas, com três, embora ocasionalmente cinco, folíolos. Ao longo dos raminhos forma espinhos rígidos de até 5 centímetros de comprimento.
As flores surgem entre abril e maio. São brancas, finas e perfumadas, como flor de laranjeira.
Os frutos são pequenos, até cerca de 4 centímetros de diâmetro, e apresentam um tom amarelo-alaranjado, sem brilho. A casca é relativamente grossa e macia e o suco é escasso e ácido.
Os frutos amadurecem no final do verão, ou início do outono, e são comestíveis, embora sejam incrivelmente amargos.
Esta espécie é utilizada como ornamental em jardins, embora seja também muito utilizada em cercas vivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.