A leitora Mafalda Frazão Campos fotografou esta libélula a 5 de Setembro em Mojocar, Almeria, Espanha, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“De férias em Mojocar, (Almeria, Espanha), mais no interior estufas a perder de vista, fotografei esta espécie de libelinha. O que sabem dizer sobre ela?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma libélula tira-olhos-menor (Anax parthenope).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Este indivíduo é um macho, respondeu Albano Soares.
É uma das 10 espécies da família Aeshnidae que ocorrem em Portugal e pode ser encontrada noutros países da Europa do Sul, Norte de África e Ásia.
A tira-olhos menor tem uma grande capacidade de voo, pelo que pode ser encontrada a caçar insetos longe da água.
As asas da Anax parthenope ficam abertas e na horizontal quando está em repouso.
Tem duas gerações no nosso país. Destas gerações, a última corresponde geralmente a vagas migratórias para Norte, que incluem parte do Outono.
A melhor forma para a identificar é procurar o seu abdómen escuro com o segundo e terceiro segmento azulados, e os olhos e tórax esverdeados. Voa sobre a água, pairando frequentemente. Procure-a em águas paradas, como charcas ou lagos, mesmo no centro das grandes cidades.
Pode observá-la em qualquer altura entre Abril e Outubro, mas está menos visível entre Abril e Maio e depois entre Julho e Outubro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.