A leitora Elisabete Afonso fotografou este insecto a 2 de Junho numa aldeia do Baixo Alentejo e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Envio foto tirada numa aldeia no baixo Alentejo, enquanto as andorinhas alimentavam seus filhotes no ninho com este insecto, mas nenhum dos filhotes o conseguiu segurar. Que espécie é este insecto?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um libelóide da espécie Libelloides ictericus.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Apesar do nome, não é uma libélula, é um Neuroptera. Os Neuroptera separam-se das libélulas pelo tamanho das antenas que são muito maiores”, explicou Albano Soares.
“Larvas e adultos são predadores mas, ao contrário das libélulas, não estão ligados a corpos aquáticos, as larvas vivem no solo.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.