A leitora Lisete de Matos fotografou este insecto a 13 de Junho nas serras do Açor e Lousã e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Se possível, agradeço a identificação da borboleta junta. Parecia uma estrela, a saltitar de herbácea em herbácea, numa encosta virada a sul, na confluência das serras do Açor e Lousã, ao fim da tarde de 13 de junho”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um Libelloides baeticus.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É um Libelloides baeticus. Apesar do nome e aparência não tem nada a ver com as libélulas, é um Neuroptero”, explicou Albano Soares.
Esta espécie, de asas em tons de amarelos e pretos com muitas nervuras e grandes olhos escuros, ocorre em quase toda a Europa. Terá uma envergadura de asa de cinco centímetros.
Vive em zonas de vegetação herbácea que seca durante o Verão e com solos rochosos.
Alimenta-se de pequenos insectos e tem actividade diurna, especialmente intensa nos dias de Sol do final da Primavera.
Podemos observar os adultos desde finais de Maio ao início de Agosto.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.