O leitor Carlos Edgar fotografou esta lesma em Santa Comba Dão a 12 de Abril e pediu para saber qual a espécie. Teresa Rodrigues Lopez responde.
“Na visita noturna mais recente ao meu jardim fotografei esta lesma. Podem ajudar-me a identificar que lesma é? Tenho identificado a presença de lesmas amarelas, pretas, branca e leopardo”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lesma-amarela (Limax flavus).
Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Esta é uma lesma da família Limacidae que se alimenta de fungos e matéria em decomposição. Pode chegar aos 10 centímetros de comprimento.
Tal como a maioria das lesmas terrestres, usa dois pares de tentáculos na cabeça para sentir o seu ambiente: a luz e o odor. Estes pares de tentáculos retraem-se e esticam-se para evitar perigos e, se se perderem por acidente ou predação podem voltar a crescer.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.