O leitor Filipe Miguel fotografou este animal a 23 de Junho na praia de Carcavelos e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Numas poças nas rochas na praia de Carcavelos vi, no dia 23.06.2023 pelas 14h30, uns seis ou sete indivíduos desta espécie de lesma. Mediam uns 14cm; os maiores eram pretos com uma linha avermelhada nas costas e nas antenas”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lebre-do-mar ou vinagreira (Aplysia fasciata).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
A lesma do mar em questão pertence à espécie Aplysia fasciata, a maior e a mais comum das quatro espécies do género Aplysia (também chamadas lebres-do-mar) que ocorrem em Portugal continental. As outras são a Aplysia punctata, Aplysia depilans e a Aplysia parvula.
Tem como características as suas linhas avermelhadas.
Segundo Gonçalo Calado, as lebres-do-mar “são herbívoras estritas. Alimentam-se de algas e é aí que se costumam encontrar com mais frequência”.
Nos últimos anos têm sido utilizadas como modelos laboratoriais em estudos na área das neurociências.
No geral, estima-se que existam cerca de 250 espécies de lesmas do mar registadas em Portugal Continental. Na Madeira esse número rondará as 112 e nos Açores, 133, segundo este investigador.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.