O leitor João Santos encontrou estas larvas a 6 de Maio em Tomar e quis saber qual a espécie a que pertencem. João Gonçalo Soutinho responde.
A 6 de Maio “à tarde, a cavar em volta de uma sapata de pinheiro na esperança de o remover, encontrei três larvas destas e duas mais pequenas. Pela minha simples pesquisa no “tio” google parece ser larva de besouro…será??? Gostaria de ter a vossa opinião se fosse possível. Foi na zona de Tomar e os animais estão bem…”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de larvas de escaravelho-rinoceronte (Oryctes nasicornis).
Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.
Este é um dos escaravelhos maiores e mais pesados da Europa, podendo chegar aos seis centímetros de comprimento.
O seu corpo é de um tom castanho escuro. Os machos têm uma espécie de corno curvo que se revela muito útil nas lutas contra outros machos para conquistar as fêmeas.
Enquanto larvas, estes animais alimentam-se de madeira morta. Esta espécie passa cerca de dois anos em estado larvar e os adultos emergem entre Março e Maio.
Os escaravelhos adultos não se alimentam e vivem, normalmente, até ao Outono.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.