A leitora Ana Paiva Hipólito fotografou este lagarto em Agosto de 2022 na Serra do Gerês e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Encontrei este pequeno réptil (foto em anexo) em agosto, na serra do Gerês, e ainda não o consegui identificar, será que me podem dar uma ajudinha?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Na foto vemos um lagarto-de-água juvenil (Lacerta schreiberi).
“Pode ser distinguido do sardão juvenil, que também apresenta uma coloração geral vermelho-achastanhada, pela distribuição dos ocelos (manchas redondas mais claras). Enquanto no lagarto-de-água os ocelos estão distribuídos apenas nas zonas laterais do corpo, no sardão estão distribuídos tanto no dorso como nos flancos e são normalmente mais pequenos do que no lagarto-de-água”, explicou Guilherme Caeiro-Dias.
O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal ocorre principalmente a Norte do rio Tejo.
Esta espécie tem preferência por habitats com humidade, como margens de rios e ribeiros, tanques e lameiros de montanha, como diz o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”.
Alimenta-se de invertebrados e de fruta.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.