A leitora Delminda Oliveira fotografou esta lagartixa a 13 de Abril na Figueira da Foz e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Agradecia identificação deste animal, foto em anexo. Encontrei esta, que achei ser a típica sardanisca dos quintais, mas ao observar melhor tem um desenho diferente. Estava presa num balde com água até ao pescoço… Soltei-a e pouco depois foi embora”, escreveu a leitora.
Trata-se de uma lagartixa-verde (Podarcis virescens).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Nesta foto vemos uma lagartixa-verde ou sardanisca-verde (Podarcis virescens).
Parece-me um macho mas não tenho a certeza.
Apesar do nome, a coloração acastanhada é normal nesta espécie. O padrão não é o mais típico para a espécie mas a variação de cor e padrão é bastante grande.
O que leitora chama “típica sardanisca dos quintais” podem na verdade ser várias espécies diferentes. Dependendo da região do país podemos encontrar quatro espécie diferentes de “típicas sardaniscas dos quintais” que podem ser observadas nos quintais e muros com relativa frequência. A lagartixa-verde é a mais amplamente distribuída e ocorre no Centro e Sul de Portugal. A lagartixa-de-Bocage (P. bocagei) pode ser encontrada no Norte do país, sobretudo a Norte do Douro. A lagartixa-lusitanica (P. lusitanicus) pode ser encontrada no Norte e Centro. E a menos comum, a lagartixa-de-Carbonel (P. carbonelli) pode ser encontrada no Centro/Norte do país e ao longo da costa Oeste, desde Espinho até ao Algarve. Excepto no Sul de Portugal, mais do que uma destas espécies podem ser encontradas no mesmo local.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.