A leitora Marília Carvalho encontrou uma pequena rã na alface, a 19 de Julho, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Encontrámos uma rã na alface que comprámos no mini-mercado”, referiu Marília Carvalho, que fez esta compra na zona do Seixal, em Setúbal. “Qual seria a espécie? Será que representa algum perigo para a saúde?”, perguntou a leitora, explicando que tinham libertado o pequeno anfíbio “na natureza”.
Trata-se de um juvenil de sapo-comum, que tem o nome científico Bufo spinosus.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Esta espécie é um dos famosos “amigos do hortelão”; na verdade, a presença deste anfíbio até é uma boa indicação de que a alface não virá de agricultura intensiva.
Esta espécie produz uma secreção à superfície da pele que é tóxica para os seus predadores, provocando o vómito se ingerida em grande quantidade. No entanto, não é permanente e sai perfeitamente com a lavagem normal da alface. Além do mais, a secreção produzida por um animal tão pequeno terá sido em pequena quantidade.
E libertar na natureza foi neste caso a solução correcta. É uma espécie nativa e muito adaptável. Seria bom que tivesse sido libertada numa zona perto de habitats húmidos, especialmente agora no verão.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.