A leitora Maria Gonçalves fotografou esta orquídea a 27 de Abril no Covão do Lobo, Vagos, e gostava de saber qual a espécie. Luís Afonso responde.
“Penso que é um híbrido entre a Orchis coriophora e a Orchis morio”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de um híbrido entre a Anacamptis morio e a Anacamptis coriophora.
Espécie identificada e texto por: Luís Afonso, fotógrafo de natureza especialmente dedicado às orquídeas silvestres.
Pode efetivamente tratar-se de um híbrido entre a Anacamptis morio e a Anacamptis coriophora.
Ambas estão registadas como existindo na zona e a época de floração é a indicada.
Mas para termos a certeza, seria preciso verificar se ambas as progenitoras existem no local (ou perto) e ver as suas características morfológicas ao vivo.
Nas imagens podemos ver as nervuras verdes presentes na gálea da A. morio, enquanto que o labelo apresenta as características principais da A. coriophora, tripartido com lóbulo central pouco mais largo que os laterais.
Nas imagens o espigão não pode ser visionado com clareza, mas parece ser herdado da A. coriophora (dirigido para baixo e tão ou menos largo que o labelo, ao passo que na A. morio o espigão se dirige para cima).
Nas imagens parecem existir características de ambas mas, mais uma vez, só no terreno será possível confirmar que se trata de um híbrido.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.