O leitor Oscar Toyofuku fotografou esta árvore a 30 de Junho em Leiria e pediu para saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma Grewia occidentalis.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Trata-se de um exemplar de Grewia occidentalis. É uma espécie exótica da família Malvaceae, nativa do Sul de África.
É um arbusto ou pequena árvore, que pode atingir até três metros de altura.
As folhas são simples, verde-escuras, brilhantes, de forma elíptica e margem serrilhada.
As flores são violeta ou rosa, em forma de estrela e bastante atrativas. Em Portugal dão um toque especial de cor aos jardins no final do verão e durante o outono, embora no habitat natural possam florir ao longo de todo o ano.
Os frutos surgem no inverno. São bagas pequenas castanho-avermelhadas que se tornam arroxeadas na maturação.
Esta planta atrai a vida selvagem. Os frutos são apreciados pelas aves e por alguns mamíferos e as suas folhas alimentam muitas espécies de borboletas.
É uma planta ornamental muito interessante para qualquer jardim, tolerante a algumas condições adversas, nomeadamente ao frio e à geada, durante o inverno e às condições de secura, no verão.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.