Joaquim Ferreira e Isabel Cordeiro fotografaram dois fungos, Joaquim em Santa Maria da Feira e Isabel quando passeava em Tróia. A associação Ecofungos ajuda com a identificação.
Foi agarrado a um tronco de eucalipto, em Santa Maria da Feira, que o leitor Joaquim Ferreira encontrou no dia 25 de Agosto algo surpreendente e decidiu pedir ajuda na sua identificação.
Poucas semanas mais tarde, Isabel Cordeiro estava a dar um passeio pela Península de Tróia, no dia 11 de Setembro. “Deparei-me com esta planta alojada num tronco velho de árvore com uns efeitos fantásticos de saias aos folhos. Poderão ajudar a identificar esta beleza?”, pediu a leitora, numa mensagem enviada à Wilder.
Os dois fungos fotografados correspondem à mesma espécie, conhecida na América do Norte pelo nome comum ‘Chicken of the Woods’, que tem o nome científico Laetiporus sulphureus.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Trata-se da muito conhecida ‘Chicken of the Woods’ (Laetiporus sulphureus), já descrita aqui. A espécie é termófila e aparece no início do Outono, mas com temperaturas amenas pode frutificar no Inverno até à Primavera.
É comestível, mas pode possuir alguma toxicidade, especialmente nos exemplares mais envelhecidos, pelo que é muito importante ser colhido numa fase juvenil caso seja para consumo.
Em caso de dúvida e como sempre, não aconselhamos a que corram riscos.
Pretende a identificação de um fungo ou cogumelo? A associação Ecofungos aconselha:
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.