A leitora Paula Lucas observou estas aves a 12 de Julho na praia da Tocha em Cantanhede, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.
“Pela primeira vez, avistei estas aves na Praia da Tocha. Refiro-me às duas mais atrás. Agradecia a identificação”, escreveu Paula Lucas.
Tratam-se de gaivotas-de-cabeça-preta (Ichthyaetus melanocephalus).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Segundo este especialista em aves, ambas as gaivotas são imaturas. Mas a gaivota da direita é um pouco mais velha que a da esquerda, uma vez que “já tem o barrete preto”.
A gaivota-de-cabeça-preta pode ter entre 94 e 102 centímetros de envergadura de asa e um comprimento de entre 37 e 40 centímetros. É um pouco maior do que o guincho-comum.
Esta é uma espécie costeira mas também pode ser vista em alguns estuários, embora em menor quantidade, segundo o portal Aves de Portugal.
“Aglomera-se no final de tarde em torno de fontes de água doce,
onde se banha.”
É “uma espécie invernante, cujo melhor período de observação decorre entre Outubro e início de Março, sendo também possível observá-la durante o Verão”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.