O leitor Pedro Portela fotografou este gafanhoto a 12 de Setembro em Relíquias, Odemira, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Eis se não quando encontro esta personagem nesta figura… Sabem dizer-me de que se trata?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-do-Egipto (Anadriuma aegyptium).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Uau! Que belo registo! Trata-se de um gafanhoto-do-Egipto.
Assistimos a uma muda do último estado de ninfa para o estado adulto. O gafanhoto recém mudado está em baixo, ainda pendurado pelas patas posteriores no antigo exoesqueleto, a pele vazia que vemos pendurada na planta.
Que sorte teve o Pedro! Não é muito comum poder assistir-se em directo a este fenómeno!
Os indivíduos desta espécie passam o inverno com adultos e costumam escolher locais abrigados como jardins e terraços urbanos. Na primavera acasalam, as fêmeas põem os ovos na terra e os adultos morrem, pelo que o que João observa são diferentes gerações de indivíduos que escolhem o seu terraço para hibernar!
Este gafanhoto alimenta-se de plantas herbáceas e não causa pragas, pelo menos em Portugal.
É muito importante por estar na base da cadeia alimentar, servindo de alimento a todo o tipo de vertebrados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.