PUB

Que espécie é esta: fungos Coprinopsis sp.

14.11.2024

A leitora Rute Fabíola fotografou estes fungos a 8 de Novembro em São Martinho, no Funchal (ilha da Madeira), e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

“Será que me podem ajudar? Encontrei estas preciosidades no meu jardim, são bonitinhos, morfologicamente semelhantes aos “fairy inkcap” tinteiro de fada, podem por favor confirmar?”, perguntou a leitora à Wilder.

Tratam-se de fungos do género Coprinopsis sp.

Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.

Faltam alguns detalhes para, pelo menos, confirmar o Género, mas parece tratar-se de uma Coprinopsis. Talvez, C. lagopus ou similar.

Estas espécies têm uma particularidade quanto à estratégia de dispersão de esporos. Não o fazem de forma habitual, ou seja, os esporos não caem por gravidade no solo. O fungo liquefaz-se numa “tinta” negra que se infiltra no solo e é lixiviada por ação da chuva.

Outras espécies do mesmo grupo destes fungos que também adotaram esta estratégia, são as Coprinus, as Coprinellus, as Psathyrella, todas elas, integrantes da Familia Psathyrellaceae. Mais de 50% das espécies desta Família apresentam esta estratégia de disseminação de esporos. Já descrevemos outra espécie e o Género aqui


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss