O leitor Railson Silva fotografou estes cogumelos a 23 de Novembro em Palmas, Tocantins (Brasil), e pediu ajuda para saber qual a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Há alguns meses percebi que este pequeno cogumelo começou a crescer no meu quintal e fiquei curioso a respeito do nome dele, se é comestível (acho que não) ou se é muito venenoso. Outra dúvida é quanto a essas bolinhas no ‘chapéu’. São escamas ou esporos?”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de um cogumelo da família Psathyrellaceae.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Poderá tratar-se de um cogumelo da Família das Psathyrellaceae, onde temos vários géneros como as Coprinus, as Coprinopsis, Coprinellus, as Parasola, entre muitas outras, mas só através destas fotos é difícil confirmar.
As “bolinhas” são estruturas celulares conhecidas como cistídios – neste caso dermatocistídios ou pileocistídios, pois encontram-se na superfície do píleo (chapéu). Podem também surgir com frequência no pé (neste caso são visíveis) e no himénio (parte inferior do chapéu, nas lâminas, por exemplo).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.