O leitor Paulo Laranjeira pediu ajuda para identificar um fungo numa macieira em Vila Cova, Barcelos, a 18 de Outubro. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei este fungo numa macieira! Gostaria de saber mais pormenores por favor! Será comestível?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se do fungo Inonotus hispidus.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Este fungo caracteriza-se por frutificar normalmente isolado, em consola, nos troncos dos seus hospedeiros, que podem variar entre as árvores de fruto e outras folhosas.
As frutificações são consistentes/coriáceas mas numa primeira fase possuem um aspeto claro e esponjoso. Na maturação tornam-se mais coriáceas e adquirem, na parte superior, um tom acastanhado e pelos hirsutos.
A parte inferior da frutificação é constituída por tubos e poros cremes a castanhos (na fase mais avançada de maturação), por onde são dispersos os esporos. Após a morte do hospedeiro o fungo adquire um comportamento sapróbio (que ou o que depende de matéria orgânica em decomposição para se desenvolver).
Trata-se de um fungo patogénico. Recomendo ao leitor eliminação das frutificações, por queima, e reforço dos nutrientes no solo para tentar fortalecer as defesas da árvore.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.