O leitor José Guedes fotografou estes fungos a 2 de Novembro na Maia, Porto, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Mais uma vez vou pedir os vossos serviços para a identificação do cogumelo / fungo que fotografei em tronco de madeira morta mas não consigo identificar. Estas fotos foram tiradas a 02/11/24 na Maia distrito do Porto”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da espécie Hypholoma fasciculare.
Espécie identificada por: Ecofungos – Associação Micológica.
Esta é uma espécie autóctone da família Hymenogastraceae. Normalmente aparece “em agregados muito numerosos e com os exemplares sobrepostos” em raízes ou troncos de árvores mortas, segundo o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo.
Estes fungos podem medir até oito centímetros e são de cor amarelo-alaranjado. São sapróbios de madeira morta em bosques de folhosas e coníferas e em jardins.
“É uma espécie tóxica e de sabor amargo. Em Portugal, é uma espécie muito comum e ocorre normalmente entre o final do verão e o fim do outono, embora possa ocorrer ao longo de todo o ano.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.