O leitor Orlando Teixeira fotografou estes fungos a 5 de Novembro de 2023 no Porto e pediu a identificação da espécie. A associação Ecofungos responde.
“Agradecia a vossa ajuda na identidade destes cogumelos e se possível da sua comestibilidade. Foram a recolhidos a 5/11/2023 de um grupo de vários que deixei no local, uma mata de mimosas adultas, em pedras rubras, Porto. Tem um cheiro leve, semelhante aos parisienses”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de fungos do Género Agaricus.
Identificação da espécie e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Os exemplares da espécie recolhida correspondem a uma frutificação de um fungo do Género Agaricus.
Sublinho que o leitor teve o cuidado de nos remeter os vários estágios de maturação do fungo. Observam-se, na fase mais jovem, as lâminas na parte inferior do chapéu, mais claras, quase brancas e, outras mais escuras (castanho escuro), numa fase mais adiantada.
Mas só pelas fotos remetidas, sem outros métodos de análise mais aprofundados, não é possível esclarecer a espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.