O leitor Joaquim Silva fotografou esta planta em Santa Maria da Feira, a 27 de Outubro, e pediu ajuda na identificação. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.
“As fotos foram tiradas em S. João de Vêr (Santa Maria da Feira) a uma planta com alguma dimensão, que desconheço e peço ajuda na sua identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
“Pode até ser algo comum mas sinceramente não me lembro de algum dia observar. Junto a ela encontram-se alguns pés de tintureiras.”
Tratar-se-á do fumo-bravo (Solanum mauritianum).
Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).
Trata-se de uma espécie de Solanum, muito provavelmente Solanum mauritianum, pertencente à Família Solanaceae.
É conhecida por cuvitinga ou fumo-bravo.
Esta é uma planta nativa das florestas tropicais da América Central.
Está naturalizada ou é subespontânea em muitos países tropicais, Portugal continental e Açores.
É frequentemente encontrada em terrenos abandonados ou em pousio, devido à sua característica ruderal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.