A leitora Selena Kirchhoff fotografou estes cogumelos perto de Estremoz a 23 de Dezembro de 2023 e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Penso que este cogumelo pode ser um Coprinus comatus, mas não consegui ter a certeza. Começou por ser um pilar branco e espesso, mas um dia abriu-se com uma camada de pó preto na base. O cogumelo cresceu na base de uma das nossas oliveiras, perto de Estremoz. A fotografia foi tirada no dia 23 de dezembro”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de fradinhos (Coprinus comatus).
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Deverá tratar-se de uma Coprinus comatus, uma espécie muito comum.
Esta espécie, decompositora, tem várias particularidades interessantes mas a principal prende-se com a forma como dispersa os seus esporos, na fase mais avançada de maturação do cogumelo.
As frutificações (cogumelos) podem atingir os 30 cm de altura. O chapéu liquefaz-se numa tinta preta, a qual pode ser usada para escrita.
É uma espécie comestível de boa qualidade quando está fresca mas, devido ao seu caráter como bioacumuladora, deve ser evitado o seu consumo, pois pode frutificar em solos contaminados.
É comum frutificar nas pilhas de compostagem dos jardins, em jardins nos relvados, em zonas com elevados teores de matéria orgânica, etc.
Já descrevemos uma espécie similar à Coprinus comatus, a Coprinopsis picacea.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.