O leitor António Eufrasia observou esta espécie a 13 de Novembro em Ribamondego, Gouveia, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei num terreno de família, há muito abandonado, cerca de sete ou oito cogumelos iguais aos da foto anexa. Tem cerca de 20 a 25 centímetros de altura e diâmetro idem. Podem dizer-me de que se trata?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um frade (Macrolepiota procera).
Identificação por: Ecofungos – Associação Micológica.
“Estes são uns bons exemplares de Macrolepiota procera. Este fungo é comestível de qualidade média”, respondeu a equipa da Ecofungos.
“É o cogumelo silvestre mais conhecido e consumido em Portugal, pelo que tem diversas designações, de acordo com a região do país. É conhecido como gasalho, capôa, frade, marifusa, roca, tortulho, entre muitos outros.”
Esta espécie comum tem o chapéu branco a castanho claro, com muitas escamas, e o pé tigrado entre o branco e o castanho, com um anel duplo e aparentemente móvel.
O chapéu pode ter até 30 centímetros de diâmetro.
Pode facilmente encontrá-lo ao pé de pinheiros, em terrenos férteis.
Apesar de ser mais comum no Outono, esta espécie também frutifica na Primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.