A leitora Mafalda Mendes fotografou esta planta a 23 de Março de 2019 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pediu para saber qual a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma fotínia (Photinia sp.).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta das fotografias é uma espécie da família Rosaceae e do género Photinia, muito provavelmente um híbrido – Photinia x fraseri – resultante do cruzamento entre Photinia glabra x Photinia serratifolia.
Esta planta é vulgarmente conhecida como fotínia e caracteriza-se por apresentar porte arbustivo, podendo atingir até três metros de altura.
É uma espécie de folha densa e persistente (que se mantém na planta durante todo o ano). As folhas são compridas, consistentes e brilhantes. Quando são jovens apresentam tons avermelhados, tornando-se mais tarde verde-escuras.
Na primavera, a fotínia forma pequenas flores brancas, que surgem em inflorescências densas.
A fotínia é uma espécie de crescimento relativamente rápido, muito apreciada no paisagismo, sobretudo pela diferença de tonalidade da folhagem ao longo do ano.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.