Que espécie é esta: falo-impúdico

21.03.2025

O leitor Alberto Carneiro encontrou este fungo em Abragão, Penafiel, em de Dezembro de 2024 e quis saber mais sobre a espécie. A associação Ecofungos responde.

“Depois  de ter visualizado na vossa página este tipo de cogumelos, que não conhecia, dei há dias com dois exemplares no meu terreno, em Abragão, Penafiel. Vou ver se aparecem mais!”, escreveu o leitor à Wilder.

 Tratam-se de falos-impúdicos (Phallus impudicus).

Espécie identificada e texto por:  Ecofungos – Associação Micológica.

A espécie fotografada é uma Phallus impudicus. Trata-se de uma espécie inserida num grupo de fungos que, no seu processo evolutivo, adotou uma estratégia de sobrevivência interessante: mimetizam a carne em putrefação (cor e cheiro), atraindo insetos necrófagos.

Os esporos são liquefeitos, na sua maturação, e ficam impregnados no corpo dos insectos que por ali passam. 

Deste modo, estes insectos contribuem para a dispersão dos esporos da espécie transportando-os para distâncias muito consideráveis. Esta espécie desenvolve-se inicialmente sob a forma de um ovo gelatinoso, que se irá manter até à maturação final do fruto (cogumelo). Este ovo fica no solo e disponibiliza a humidade necessária ao cogumelo para que se mantenha  fresco por mais tempo, a fim dos seus esporos serem transportados. É uma espécie sapróbia ou decompositora.

Já descrevemos outras espécies com a mesma estratégia de dispersão de esporos aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss