O leitor Gonçalo Campos fotografou esta planta a 24 de Janeiro em Alvaiade, Vila Velha de Ródão, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Li esta notícia e creio que será esta flor que observei em Alvaiade perto de (Vila Velha de Ródão); ainda lá se encontram várias nas bermas do caminho, não tenho mais fotografias mas vou tirar mais para verificar melhor”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de esporas-bravas (Linaria amethystea subsp. amethystea).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Tudo indica que se trata da espécie Linaria amethystea subsp. amethystea, vulgarmente conhecida como esporas-bravas ou linária-de-cor-de-ametista.
A esporas-bravas pertence à família Plantaginaceae e é uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal apresenta uma distribuição fragmentada ao longo de todo o território continental, embora esteja ausente da costa litoral norte.
A esporas-bravas é uma planta herbácea anual, de reduzidas dimensões, de folhas lineares a lanceoladas, verticiladas e alternas.
As suas flores são azul-violeta e brancas, com manchas violeta, e possuem um prolongamento característico na base, conhecido como esporão, onde se encontra o néctar e que tem como principal função é atrair os insectos para a polinização.
A floração ocorre entre fevereiro e junho.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.