A leitora Daniela Jesus fotografou um escorpião a 20 de Setembro de 2022 em Vale das Vacas, Tomar, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“A 20 de Setembro de manhã, pelas 07h30, ia para o trabalho a pé com a minha filha e olhei para o chão e vi um bicho género de escorpião esmagado (provavelmente atropelado). Gostaria de saber mais sobre o mesmo”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se um escorpião do género Buthus sp.
Espécie identificada por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
“Os escorpiões continuam com a taxonomia por resolver, portanto vou apenas dizer que são todos do género Buthus“, respondeu Pedro Sousa. “O escorpião é do género Buthus, como os outros que se conhecem em Portugal.”
A taxonomia deste género relativa ao território português tem estado em revisão.
“Os Buthus podem ser encontrados em quase todo o país e são especialmente comuns nas zonas mais quentes e secas. Mas como só são activos à noite e a sua coloração os confunde bastante com o ambiente circundante passam quase sempre despercebidos.”
Os escorpiões têm hábitos nocturnos e conseguem sobreviver durante muito tempo sem alimentos e água.
Usam o veneno apenas para se defender ou para caçar presas maiores do que eles, devido ao desgaste de energia que isso representa. É uma espécie pouco perigosa para os humanos.
Os escorpiões alimentam-se de vários insectos e outros invertebrados e são por isso parte importante dos ecossistemas terrestres onde existem.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.