A leitora Maria José Neves encontrou este escaravelho a 10 de Agosto em Póvoa de Penafirme, Torres Vedras, e quis saber qual a espécie a que pertence. João Gonçalo Soutinho responde.
“Encontrei no dia 10 deste mês (10/8/2021) no meu quintal na Póvoa de Penafirme/A-dos-Cunhados/Torres Vedras este insecto que suponho ser um escaravelho rinoceronte. Será que posso ter essa confirmação?”, escreveu a leitora à Wilder.
Sim, trata-se de um escaravelho-rinoceronte (Oryctes nasicornis).
Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.
Este é um dos escaravelhos maiores e mais pesados da Europa, podendo chegar aos seis centímetros de comprimento.
O seu corpo é de um tom castanho escuro. Os machos têm uma espécie de corno curvo que se revela muito útil nas lutas contra outros machos para conquistar as fêmeas.
Enquanto larvas, estes animais alimentam-se de madeira morta. Esta espécie passa cerca de dois anos em estado larvar e os adultos emergem entre Março e Maio.
Pode ver aqui a larva deste escaravelho que a leitora Cláudia Mateus encontrou no seu quintal em Gondomar.
Os escaravelhos adultos não se alimentam e vivem, normalmente, até ao Outono.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.