O leitor José Noronha fotografou este insecto em Marco de Canaveses em Dezembro de 2023 e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Andrade e Artur Serrano respondem.
“Sou um interessado pela Natureza (sou um contemplador), aprecio todo o tipo de animais e plantas que coabitam esta nossa casa. Moro no norte de Portugal e envio esta espécie para me dizerem mais a respeito. Apelidei-o de papa-elefante, por causa da semelhança entre um papa-formigas e a tromba de elefante”, escreveu o leitor à Wilder.
As fotos foram tiradas em dezembro de 2023 junto ao rio Douro numa freguesia que pertence ao Marco de Canaveses, a 50 kms da cidade do Porto em direção a montante do rio Douro.
Tratar-se-á de um coleóptero do género Rhynchites, provavelmente o Rhynchites bacchus.
Espécie identificada por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook, e Artur Serrano, investigador do cE3c, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, especializado em coleópteros.
O insecto “lembra-me Rhynchites bacchus (família Attelabidae)”, disse Rui Andrade.
“Tendo em consideração as fotografias enviadas apenas posso adiantar que o ‘papa-elefante’ é realmente um Rhynchites sp. (pode ser o R. bacchus)”, disse, por seu lado, Artur Serrano.
O escaravelho Rhynchites bacchus pode medir até sete milímetros e tem uma coloração que varia entre o violeta e o vermelho escuro.
Quando voltam as temperaturas amenas, os adultos que saem da hibernação atacam os botões das árvores frutíferas (como ameixeiras e macieiras) e depois as folhas jovens, flores e frutos. A postura ocorre em frutos jovens e as larvas consomem a polpa desses mesmos frutos. Depois abrigam-se no solo para passar o inverno e finalmente transformam-se em ninfas no verão seguinte.
Os adultos emergem do solo em setembro, alimentam-se de folhas e botões e depois procuram abrigo para passar o inverno.
O seu ciclo de vida pode durar cerca de dois anos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.