A leitora Margarida Trindade observou esta espécie a 22 de Março em Lisboa e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Tenho a visita deste pequeno todas as tardes, rebola-se no pólen das flores e até adormece! Esta filmagem é de hoje. De que espécie se trata?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um escaravelho das flores (Oxythyrea funesta).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Este é um besouro muito comum em todo o país, do nível do mar até às serras e em todo o interior.
As larvas são herbívoras e vivem no solo, alimentando-se das raízes de muitas plantas.
Os adultos são florícolas e alimentam-se principalmente de pólen. São acobreados e têm manchas brancas no tórax e nos élitros, mais visíveis nuns indivíduos do que noutros.
O grau de pilosidade dos adultos é variável e vão também perdendo pelos ao longo do tempo, pelo que não é raro encontrarmos exemplares praticamente glabros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.