O leitor Joaquim Cotovio fotografou esta planta a 27 de Março no Sapal em Miratejo e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Tratar-se-á de uma erva-toira-ramosa (Orobanche ramosa).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Parece tratar-se de uma erva-toira-ramosa (Orobanche ramosa), espécie da família Orobanchaceae.
A erva-toira-ramosa é uma planta herbácea parasita que se instala nas raízes de outras plantas e daí retira os nutrientes necessários para sobreviver.
É uma espécie nativa do sul e centro da Europa, Ásia, África e América do Norte. Em Portugal pode encontrar-se no interior norte e nas regiões do centro e sul do país, geralmente em áreas de mato, bermas de caminhos e zonas ruderais.
A erva-toira-ramosa floresce entre fevereiro e maio, única altura em que é visível. As flores são muito vistosas, surgem numa haste floral que não ultrapassa os 50 centímetros, embora seja mais comum atingir entre 10 a 20 centímetros de altura.
Por ser uma planta parasita, a erva-toira-ramosa é considerada uma praga em áreas de cultivo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.