Banner

Que espécie é esta: erva-de-são-joão

15.04.2023

A leitora Maria Alice Amaral fotografou esta planta na berma da estrada a 15 de Maio de 2022 no distrito de Aveiro e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“A planta vive na N227, entre S. João da Madeira e Nogueira do Cravo, assim como em ruas da mina do pintor. Também existem muitas na N328, na Decide, entre Vale de Cambra e Dornelas. Foi fotografada a 15 de Maio de 2022 na berma da estrada, mas há nalguns campos e montes, em zonas secas, embora não seja muito frequente. Gostaria de saber o nome”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da espécie erva-de-são-joão (Hypericum perforatum). 

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta da fotografia é da família Hypericaceae e tudo indica tratar-se de uma erva-de-são-joão (Hypericum perforatum), embora, a falta de nitidez da fotografia não permita visualizar algumas características morfológicas essenciais.

A erva-de-são-joão – também conhecida com hipericão, hipérico ou milfurada – é uma planta herbácea que pode atingir entre 30 a 95 centímetros de altura.

É formada por caules erectos, bastante ramificados e possui folhas verdes, lanceoladas e sésseis, com abundantes glândulas translúcidas e algumas negras, que são bem visíveis na página inferior da folha.

A floração pode ocorrer de maio a outubro. As flores surgem em inflorescência corimbiformes e multiflorais. As flores são constituídas por pétalas amarelas, com algumas glândulas negras, nas margens. O fruto é uma cápsula ovóide, avermelhada.

A erva-de-são-joão é uma espécie nativa, de grande plasticidade ecológica, e que ocorre um pouco por todo o território continental. Pode ser vista na orla de bosques, em zonas de matos e prados, em terrenos em pousio e nas margens de caminhos.

Esta planta é conhecida por possuir propriedades medicinais.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss