A leitora Giovanna Dellarole fotografou uma planta na Estação Agronómica de Oeiras, a 8 de outubro, e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
“Mais uma vez, aproveito a oportunidade que vocês nos dão para esclarecer as dúvidas que nos surgem, ao contemplar a natureza que nos rodeia”, escreveu Giovanna Dellarole, numa mensagem enviada à Wilder. “[…] Reparei numa planta que nunca tinha visto antes. Assim, mando-vos uma fotografia pois talvez seja vulgar, mas eu desconheço.”
Tudo indica que se trata de uma erva-das-verrugas (Heliotropium europaeum), também chamada de verrucária, heliotropo-europeu ou tornassol, pertencente à família Boraginaceae.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta planta herbácea é comum em Portugal, ocorrendo de norte a sul, tanto no litoral como no interior. Além disso, é nativa no arquipélago da Madeira e foi introduzida nos Açores, onde se adaptou às condições locais.
A erva-das-verrugas é uma planta ruderal, frequentemente encontrada em campos agrícolas, bermas de caminhos, áreas incultas e baldios urbanos, preferencialmente em locais secos e perturbados. Esta capacidade de se estabelecer em solos degradados facilita a sua ampla distribuição.
Pode atingir entre 20 e 50 centímetros de altura, apresenta folhas com uma superfície rugosa, cobertas por pêlos macios. As suas flores são pequenas, de cor branca com um centro amarelo, e estão dispostas em inflorescências espiraladas. As sementes desenvolvem-se em pequenas cápsulas, garantindo a sua reprodução.
A floração desta planta ocorre entre janeiro e outubro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.