O leitor Rui Magalhães viu em Março de 2020 uma lagarta colorida no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, e pediu agora ajuda na sua identificação. A Rede de Estações de Borboletas Noturnas responde.
“Moro na Quinta do Reboredo, freguesia de Vilas Boas, concelho de Vila Flor”, contou Rui Magalhães. “A fotografia em questão foi tirada em Março de 2020 e foi a primeira e única vez que observei um exemplar destes”.
A lagarta que o leitor observou é da borboleta nocturna Cucullia verbasci, por vezes chamada de traça-do-cachapeiro.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
A traça-do-cachapeiro é uma borboleta nocturna, descrita pela primeira vez para a ciência no século XVIII pelo cientista sueco Lineu, considerado o pai da taxonomia moderna.
Este é uma borboleta comum que pode observar-se por todo o país, segundo o portal Lusoborboletas. Entre as plantas de que se alimenta, estão a Verbascum sinustum e a Scrophularia canina.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.