A leitora Teresa Monjardino observou esta espécie a 30 de Outubro na Sertã e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.
“Cá estou eu e a minha curiosidade. Acho que por baixo habitam gnomos. Sertã 30 Outubro 2023. Nunca vi tão gigantes! Comestíveis, nem pensar!”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de cogumelos do género Macrolepiota.
Identificação e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Para uma identificação correta precisava de imagens de detalhe: anel, para inferior do chapéu (himénio), e base do pé (teria que ter arrancado um exemplar).
É certamente uma espécie do Género Macrolepiota.
Pode ser a M. procera (que é o cogumelo mais conhecido e consumido no nosso país), ou a M. excoriata ou a M. mastoidea (estes dois últimos também comestíveis e, no meu entender, facilmente confundidos, e com muita frequência, com a M. procera).
De qualquer forma, inclino-me mais para a M. procera. Pé estriado/zebrado, anel pruinoso e grande. Chapéu com escamas acastanhadas, diâmetro grande e com centro escuro e mais coriáceo. Faltaria ver também se há ou não algum tipo de reação ao manuseamento.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.