A leitora Ana Paula Ferraz encontrou uma cobra perto de Sines a 27 de Agosto e quis saber a espécie. Guilherme Caeiro Dias responde.
“Vi esta cobra junto à costa um pouco acima de Sines. Não sei se a foto é suficientemente perceptível para ser possível a identificação da espécie”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-de-escada (Zamenis scalaris).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Nesta foto vemos uma cobra-de-escada juvenil. Os juvenis têm o padrão de coloração dorsal bem marcado, onde é possível distinguir duas linhas ao longo do dorso e bandas largas escuras perpendiculares entre as duas linhas. Este padrão assemelha-se a uma escada. Com a idade o padrão torna-se menos óbvio.
Tipicamente os adultos apresentam uma coloração acastanhada ou acinzentada com duas linhas escuras ao longo do dorso, mas em indivíduos mais velhos é normal que a coloração seja lisa ou com o padrão muito ténue.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.