Banner

Que espécie é esta: cobra-de-água-de-colar-mediterrânica

18.08.2023

A leitora Karla Divino fotografou esta cobra a 5 de Agosto no Porto e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.

“Hoje, dia 05/08, encontrámos um cobra no nosso jardim. Ela agora está dentro deste armário, chamámos a polícia e não vieram retirar, e estou com medo pois tenho um filho pequeno que brinca no jardim. Moramos em Bitarães Porto. Não sei que espécie é nem o que fazer. Podem-me ajudar por favor?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma cobra-d’água- de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora).

Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

É uma cobra-d’água- de-colar-mediterrânica (Natrix astreptophora) adulta.

“Apesar desta espécie apresentar uma grande variação na coloração, a cor esverdeada/acinzentada é relativamente comum nos adultos. Entre as cobras que existem em Portugal, o padrão de manchas escuras sobre a coloração esverdeada que vemos na fotos só existem nesta espécie, embora nem todos os indivíduos desta espécie exibam este padrão”, respondeu Guilherme Caeiro-Dias.

Esta é uma serpente totalmente inofensiva. Geralmente encontra-se na proximidade de água, mas ao contrário da congénere cobra-de-água-viperina, pode ser encontrada relativamente longe de água. 

Pode ultrapassar os 150 centímetros de comprimento total, sendo as fêmeas habitualmente maiores que os machos, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss