O leitor Carlos Antunes ouviu este som na noite de 17 de Maio em Tondela e pediu ajuda na identificação da espécie. Magnus Robb responde.
“Na noite de 17 de Maio último, este sujeito decidiu fazer uma serenata à frente da minha casa, no concelho de Tondela. Será que me poderiam identificar a espécie do sapo em causa (se é que é mesmo um sapo)?”, perguntou o leitor à Wilder.
Mais tarde, Carlos Antunes corrigiu a sua “análise porque, ao que parece, é um pássaro e não um sapo”.
Trata-se de um noitibó-europeu (Caprimulgus europaeus).
Espécie identificada por: Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.
“O som na gravação do Carlos é o canto de um macho de noitibó-europeu (Caprimulgus europaeus). Faz lembrar um sapo, sim! Dá para ouvir de abril até setembro ou às vezes outubro, com um pico em maio-junho”, respondeu Magnus Robb.
O noitibó-europeu, uma ave misteriosa e fascinante segundo o portal Aves de Portugal, tem hábitos crepusculares e sai para caçar depois do pôr-do-Sol.
É uma ave de plumagem predominantemente cinzenta e castanha, com asas e cauda longa, que ocorre principalmente a Norte do rio Tejo. Tem uma envergadura de asa que pode chegar aos 59 centímetros.
“Embora não possa ser considerado abundante, é relativamente comum em certas zonas, principalmente na confluência de zonas florestais com terrenos mais abertos.”
Em Portugal, esta espécie está classificada com estatuto de Vulnerável.
No nosso país há duas espécies de noitibós. Além do noitibó-europeu ocorre também o noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.