PUB

Que espécie é esta: cágado-mediterrânico

03.04.2025

O leitor Fernando Soares fotografou este cágado a 25 de Março na Azóia, Leiria, e pediu para saber de que espécie é. Gonçalo J. Costa e Fernando Madeira respondem.

“Hoje, 25 de Março, ia esmagando este cágado numa estrada de uma floresta na Azóia (Leiria). Retirei-o do trilho para não ser pisado. Tinha um palmo de comprimento, da cabeça à cauda. De que espécie se trata? Deixei-o no local mas, no caso de ser invasor, o que deve ser feito?”, perguntou à Wilder.

Trata-se de um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa).

Identificação e texto por: Gonçalo J. Costa, biólogo do cE3c & CHANGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e o colega Fernando Madeira

“É uma Mauremys leprosa e até bastante colorida! Sendo portuguesa, o leitor fez a melhor opção que foi deixá-la lá, talvez um pouco mais fora do trilho para não arriscar ser pisada por alguém menos atento”, respondeu Gonçalo J. Costa.

A melhor altura do ano para observar estes animais será durante os meses de Abril e Maio, pois é quando uma maior quantidade de animais se expõem ao sol e são por isso mais fáceis de observar.

Os cágados realizam a cópula na Primavera e as posturas entre os meses de Maio a Julho.

Em Portugal existem duas espécies autóctones: o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e o cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa). 

O cágado-de-carapaça-estriada está Em Perigo de Extinção por causa da perda do habitat, da concorrência de espécies exóticas, da poluição e captura para fins comerciais; o cágado-mediterrânico não está ameaçado mas a perda de habitat é um problema que poderá levar a um declínio populacional. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss