O leitor Pedro Mónica fotografou estas estruturas a 21 de Janeiro na Barra do Mira, Ria de Aveiro, e quis saber qual a espécie a que pertence. Javier Souto Derungs responde.
“Tenho encontrado estas estruturas duras agarradas às redes das gaiolas dos caranguejos que dão à costa”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um briozoário do género Turbicellepora.
Espécie identificada por: Javier Souto Derungs, especialista em briozoários na Universidade de Santiago de Compostela
“Trata-se de um briozoário e estou quase seguro que é uma espécie do género Turbicellepora”, respondeu o investigador.
“Tanto a Turbicellepora magnicostata como a Turbicellepora avicularis (ambas citadas em Portugal) apresentam crescimentos semelhantes ainda que, na minha experiência, a Turbicellepora avicularis tenha ramificações mais estreitas e pontiagudas. Mas para ter a certeza seria preciso analisar ao pormenor outras características como, por exemplo, a morfologia dos orifícios e os ovicelos.”
Os briozoários são invertebrados coloniais, a maioria sésseis, que vivem principalmente em ambientes marinhos, ainda que possam ser encontrados em águas salobras e doces, fixados a vários tipos de substratos, como algas, pedras, conchas de moluscos, carapaças de crustáceos ou até substratos artificiais.
Em Portugal conhecem-se mais de 230 espécies diferentes de briozoários.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.