O leitor Diego Bernardes pediu ajuda para identificar uma lagarta estranha que encontrou em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, a 10 de Fevereiro. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
Trata-se de uma lagarta de uma borboleta nocturna da família Psychidae.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
As Psychidae, conhecidas em inglês por ‘bagworms’ (‘bichos-de-saco’), podem encontrar-se por todo o mundo. Como as fêmeas na maior parte dos casos não têm asas, a identificação das espécies torna-se mais difícil.
“Estas lagartas são facilmente identificadas pelo casulo de detritos que transportam para sua proteção”, explicou a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
As lagartas desta família constroem esse casulo e carregam-no toda a sua vida; as fêmeas nunca o abandonam.
Os casulos são muitas vezes construídos com seda e material proveniente do habitat onde as lagartas se encontram, pelo que ficam naturalmente camuflados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.